23 de dezembro de 2007

O escândalo da Funarte * Abertura de processo em 2008

Agora caiu nas páginas dos jornais, se espalhou pelos blogs afora e não há como fingir... O escândalo da Funarte, já apelidado de Funartegate, está na boca do povo! Como assim? Eu explico...

Recentemente a Funarte (www.funarte.gov.br) abriu um Concurso que daria bolsas literárias aos melhores projetos de livros. Duas bolsas para cada região do país totalizando 300 mil reais em grana para os escritores. As inscrições terminaram no dia 10 de Dezembro e já no dia 12 os jurados tinham o resultado final. Hein?! Sim, sim... Foi um espanto para todos que participaram, como eu, da seleção. Afinal como poderiam ler tantos projetos (quem entregou pessoalmente viu a pilha de projetos na pequena sala do Palácio Gustavo Capanema) em apenas 2 dias?

O que eu imaginei, o que outros participantes imaginaram, não era só imaginação, era isso mesmo, algo mágico, algo heróico por parte dos jurados, tão capacitados e fantásticos que em apenas dois dias conseguiriam ler 484 projetos (entre 15 e 20 páginas cada em média - para ser modesto).

A coisa caiu na imprensa (hoje, dia 23 de Dezembro saiu matéria no Jornal O Globo, Segundo Caderno) e se espalhou internet afora. Bom, e daí? A Funarte entregou umas respostas esfarrapadas, o presidente deu evasivas e, para piorar mais ainda, alguns contemplados tinham ligação direta com jurados...

Frente a tudo isso, me sentindo inconformado enquanto cidadão primeiramente - já que este dinheiro da bolsa sairá do meu, do seu, dos nossos impostos, inconformado enquanto participante, eu não vou aceitar evasivas e piadinhas do Senhor Celso Frateschi como resposta para tamanho escândalo.

Então proponho e deixo aberto para todos os participantes do Rio de Janeiro que quiserem participar da ação coletiva (será colocada no início de 2008 - assim que a justiça terminar seu recesso). Enviem um email para mim: davidlima@gmail.com

Um abraço, um feliz Natal (mesmo com notícias assim) e não vamos deixar isto barato!
Não mesmo!

Um comentário:

Mara Coradello disse...

Gastei meus últimos trocados daquele mês com este concurso e fiquei muito decepcionada. Gostaria de participar da ação coletiva. Meu e-mail: maracoradello@gmail.com