27 de maio de 2008

Amazônia, de novo.

De novo esse papo da Amazônia, de novo a polêmica, de novo os mesmos palavrões e ofensas contra o presidente - muitas destas pueris, bobas, fáceis, de gente sem miolos. Afinal, que coisa mais boba e idiota e infantil é chamar o nosso presidente de Analfabeto ou Sem-Dedo? É preconceito e falta do que dizer, ponto.

O brasileiro mediano, extrato da classe média preconceituosa, que precisa admitir uma nova realidade do país, que precisa trabalhar pra ter o que tem ou conquistar novas coisas, fica muito insatisfeito com a realidade de que temos sim agora um país muito melhor do que antes e que isso apesar de não ter mudado muito a sua vida, mudou a de muita gente pobre que hoje em dia pode comer.

O brasileiro mediano, extrato da classe média preconceituosa, tem ódio de um presidente que atinja bons níveis econômicos somados a uma melhora dos níveis sociais. Não estou dizendo aqui que o Lula mudou o Brasil e que agora vivemos na Escandinávia (socialmente e economicamente). Mas o país melhorou e MUITO.

E pronto, vem uma notícia sobre o interesse de uma ONG presidida por um Sueco comprar a Amazônia por 50 bi de dólares. E reinicia o estardalhaço em torno de tudo. O país não tem soberania, bradam uns. Precisamos de bombas nucleares, gritam outros.

É desespero e ufanismo sem fim, o que cega de enxergar a verdade. Cega da mesma forma quando vão falar mal do presidente, pois não admitem a realidade. Esse ufanismo, esse patriotismo que se exalta mediante comentários que venham de fora mostram, acima de tudo, o provincianismo e o medo que a classe média preconceituosa têm do novo. Não acho que a Amazônia deva ser vendida, concordo que é nossa, que é nosso dever proteger e etc... Mas também sei que estamos destruindo-a. Também é problema nosso, está em nosso território.

Mas não me exalto patrioticamente por isso. Quero dizer, acho que há coisas piores acontecendo neste mesmo solo aonde árvores são derrubadas. Todos os dias morre gente por conta da violência, uma legião de pessoas sem futuro, jovens, crianças, balas perdidas, escolas caindo aos pedaços, hospitais públicos que não funcionam - e tudo isso não é responsabilidade única federal, é dos estados e municípios, e ninguém se revolta com isso! Estão revoltados porque uma ONG européia deu preço à Amazônia, tá certo, temos razões para tal revolta. Mas acho que falta uma revolta imediata, real, com a realidade cruel e assassina das grandes metrópoles.

Me dói muito mais ver uma pessoa tombar com um tiro do que uma árvore caindo no meio do mato.

Um comentário:

fabio menezes disse...

Boa perspectiva esta tua David,
tb acho que o nosso pais está melhorando e muito por mérito sim de um presidente que veio do "povo", muito articulado e carismatico...
Sobre a Amazônia é fato notório que nosso país naum tem condições organizacionais pra administra-la e se tratando da ultima floresta realmente significativa em tamanho e especies, tb acho que deve-se tomar uma providencia urgente deixando de lado o patriotismo burro, se for o caminho, devemos sim aceitar ajuda externa, aliás externa uma porra, já que o planeta é nosso, e ponto.

abraçÃo querido parabens pelas ideias bem colocadas.
fabio menezes